O Evento

Origem

A regata nasceu no ano de 1969 com a denominação de "Regata de São Bartolomeu", em homenagem ao Santo padroeiro da cidade de Maragojipe. Nas primeiras edições do evento a grande maioria das embarcações participantes era composta pelos tradicionais saveiros, muito comuns e numerosos na época. Decorridos os anos, os modernos Veleiros de Oceano passaram a ser os protagonistas, distribuídos em mais de vinte classes. Os tradicionais "Saveiros de Vela de Içar", hoje em extinção, também dão grande beleza ao evento.

Abertura Oficial

O evento tem início no dia 19 de agosto, à noite, com uma grande Cerimônia de Abertura na qual reunirá autoridades governamentais, velejadores, imprensa, patrocinadores e convidados, na sede do Aratu Iate Clube. Público estimado em 1.200 pessoas.


A Competição

A competição será no sábado, dia 20 de agosto, com três largadas para as diversas classes inscritas, a partir das 10 horas da manhã, na raia montada entre o Farolete da Base Naval de Aratu e Ilha de Maré. A 47ª Regata Aratu-Maragojipe é uma realização do Aratu Iate Clube, em parceria com a Via Náutica Consultoria & Eventos, empresa coordenadora do evento. e tem o Patrocínio Master da Bahiatursa / Governo da Bahia.
A expectativa é reunir cerca de 300 embarcações, entre veleiros de oceano, saveiros e escunas a vela. Participam mais de 1.500 tripulantes, o que faz dela um dos maiores eventos náuticos da América Latina. As inscrições são feitas exclusivamente pelo site www.aratumaragojipe.com.br.


Bolsa de Tripulantes

A Regata Aratu-Maragojipe é uma competição democrática! Os interessados em acompanhar a prova, que não têm embarcação, podem participar do evento como tripulantes. Para isso, basta acessar o link da Bolsa de Tripulantes aqui no site e preencher um breve formulário com suas experiências a bordo. O que não vale é ficar de fora!

Ações Socioambientais

Preocupados com as questões ligadas à preservação ambiental, em particular com a escassez de água que assola boa parte do planeta, a Regata Aratu-Maragojipe, como um evento de grande visibilidade e de profunda ligação com a natureza, não poderia se esquivar da obrigação de colaborar na conscientização do uso racional da água. Dessa forma, lança em paralelo à realização do evento a campanha "Quem é do mar sabe economizar".

Ter água limitada a bordo faz com que os velejadores criem automaticamente uma cultura de economia e uso racional da maior riqueza natural da humanidade. Tal comportamento acaba sendo levado para o seu dia a dia, para a sua casa, a sua família, o seu trabalho, tornando-se um importante multiplicador dessa prática salutar e necessária dentro da sociedade. A 47ª Regata Aratu-Maragojipe é uma das mensageiras e catalisadoras dessa positiva campanha.

Abre-alas da 47ª Aratu-Maragojipe terá presença de campeão mundial
O campeão mundial Bruno Jacob será o grande destaque do "Abre-Alas" da 47ª Regata Aratu-Maragojipe no próximo dia 20 de agosto, quando cerca de 80 jet skis farão, mais uma vez, uma participação especial no evento. A intenção da Organização da regata é chamar atenção para o uso correto do equipamento. Todos os participantes estarão com adesivos trazendo a mensagem "Sou um piloto consciente, seja também"!


Grandes nomes do Iatismo

A Regata Aratu-Maragojipe é também conhecida por atrair grandes nomes do Iatismo mundial como Torben Grael e Lars Grael. Torben, juntamente com sua família, competiu em 2010 a bordo de um Saveiro Vela de Içar e ficou encantado com a beleza do evento. Já Lars, participou de diversas edições. Em 2014, Lars Grael fez questão de competir em seu próprio veleiro, o Tangará II, sagrando-se campeão em sua classe. Em diversas oportunidades, inclusive em praça pública, utilizando os microfones no momento de receber o seu prêmio, declarou que a Regata Aratu-Maragojipe é uma das melhores regatas do mundo!


Percurso Ímpar

A Regata Aratu-Maragojipe tem uma grande e marcante particularidade. É uma competição de mar e rio. Metade do percurso nas águas da bela Baía de Todos os Santos, a outra dentro das águas do histórico Rio Paraguaçu, de muitas lendas, mas também muitos fatos históricos, como as batalhas pela Independência da Bahia. Quem participa desta regata não esquece a beleza das paisagens, das construções seculares, das ilhas e farta vegetação, do vento constante de temperatura agradável, das águas calmas do Rio Paraguaçu, do entardecer calmo na enseada do Rio Guaí, tendo a cidade de Maragojipe como pano de fundo.


Premiação

Com a chegada dos velejadores em Maragojipe, a festa está completa. A cidade celebra o seu santo padroeiro, São Bartolomeu, e durante todo o mês de agosto a cidade em clima de euforia. A regata oferece um jantar aos participantes até às 21h, e logo em seguida, inicia-se a Cerimônia de Premiação nas proximidades do cais de Maragojipe, com muita alegria, comemoração e sensação de dever cumprido. Encerrada a premiação, os velejadores seguem para a praça central da cidade para juntar-se ao grande público para prestigiarem as apresentações de grandes nomes da música baiana e brasileira em um grande palco montado ao lado da Igreja Matriz. Os velejadores pernoitam em seus barcos e domingo tem o seu retorno livre para Salvador.

Contatos: Via Náutica Consultoria & Eventos Marcelo Fróes

(71) 99912-4126 – vianautica.nautica@yahoo.com.br